terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Brazil com Z de ZONA !!!

Brazil com Z de Zona....


Hoje vimos um alvoroço tremendo em torno de uma declaração dada pelo ator americano Robin Williams. Em um programa do apresentador David Letterman, ele soltou a pérola “É ótimo estar aqui com a próxima Oprah esta noite. E eu espero que a Oprah não tenha ficado chateada por ter perdido as Olimpíadas, sabe? Chicago mandou a Oprah e a Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi justo”.


Foi comoção nacional, autoridades protestando, pseudo-intelectuais no Twitter postando mensagens contra esta declaração e tudo mais, porém, a meu ver ele não disse nada demais, ele somente externou a imagem que o Brasil, em especial o Rio de Janeiro passa ao exterior.


Depois que o tal Funk se tornou uma expressão musical ( como se aquilo fosse digno de ser chamado de música ), dita por muitos como MPB, difundida aos 4 ventos como movimento cultural carioca e brasileiro, com letras vulgares que depreciam a mulher brasileira e as remete a serem prostitutas, com apologia ao sexo fácil, as drogas e ao crime, não poderíamos ter outro resultado com relação a imagem do nosso país e especialmente a do Rio de Janeiro no exterior.


O que mais me deixa pasmo é a hipocrisia, a falta de simancol e de uma auto análise por parte de quem critica este tipo de declaração, a imagem que repercute no exterior é de um país que exporta a banalização da mulher, é um grande centro de prostituição, de tráfico de drogas e tudo mais, foi-se o tempo que o Rio de Janeiro era a terra da Morena de Copacabana eternizada por Tom Jobim, desde os primórdios de Bezerra da Silva a imagem do Rio de Janeiro é associada a drogas, músicas do tipo “ Overdose de Cocada “ já eram difundidas no exterior com muita força e o duplo sentido dela já remetia o Rio de Janeiro como terra de droga fácil e etc, trata-se de uma visão intrínseca nas raízes de nossa cultura e que será muito difícil de ser alterada da noite para o dia.


Qual a visão que temos da Holanda ??? País onde tudo é liberado, drogas são permitidas sem nenhum tipo de repressão.


Na Alemanha, a visão que nos chega é da terra da Cerveja, do Chucrut e das loiras.


Da China a visão que chega é de uma terra onde tudo que se mexer é devorado pelos chineses.


E por ai vai... Portanto, não adianta alguns hipócritas terem chiliques se a imagem do Brasil lá fora é desfavorável, é cultural, é o que é, e não adianta reclamar, e sim agir, conscientizar o povo e fazer com que a Cultura seja útil e não inútil como é hoje em dia...

2 comentários:

  1. Infelizmente é a imagem que passamos para o resto do mundo. O grande exemplo é a maior festa do país (Carnaval), na qual distorceram totalmente o sentido que existia no passado. Só acho que ele deveria ter sido mais sutil em seu comentário, afinal ele é mundialmente conhecido, além de, segundo boatos, ele ter sido viciado em cocaína.

    ResponderExcluir