segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pecado nosso de cada dia - Por Eduardo Junior

Representação dos Pecados Capitais por Jeroen van Aeken, cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch, ('s-Hertogenbosch, c. 1450 — Agosto de 1516), foi um pintor e gravador flamengo dos séculos XV e XVI.



Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como sendo os pecados capitais abordam uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo.

Pois bem, abaixo vamos debater e analisar um a um todos os “sete” e traçar um paralelo com o que eu afirmo e digo com toda certeza, faz parte da conduta humana, e que todo e qualquer ser humano comete hoje em dia, e ouso dizer e acreditar que fez e cometeu por toda a sua história.


O que é Pecado ?


O Pecado sempre foi um termo principalmente usado dentro de um contexto religioso, e hoje descreve qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis reveladas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.


Analisando….

Este conceito de pecado é muito relevante e indefinido, o que é pecar para você ?? Reflita, mais abaixo eu digo o que pra mim é pecado.



Gula

É o desejo insaciável, além do necessário, por comida, bebida ou intoxicantes.
Para algumas denominações cristãs, é considerado um dos sete pecados capitais.

Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança *.

* A temperança (
σωφροσύνη, sophrosyne , temperantia) é uma das virtudes ditas universais, uma dais quais propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados"
(CCIC, n. 383). Essa virtude serve para controlar o pecado da gula.

Analisando....


O ser humano dia após dia, a todo minuto sempre busca, luta, vence, perde, ganha, buscando sempre ter mais que o seu semelhante, mesmo que inconscientemente,esta eterna busca por dinheiro, posses, parceiros sexuais, amigos, status, poder, faz parte do ser humano, essa eterna necessidade de auto afirmação, de vencer na vida, de se mostrar, claramente comprova isto, aliás, isto me lembra uma passagem com meu grande irmão Marcelo Ricota, onde em um de nossos devaneios alcólicos debatendo sobre filosofia, rock n roll, qualidade de vida e etc, eu disse a ele: “ É preciso vencer na vida ! “ e ele me respondeu “ Vencer porque ? Estamos em guerra ? “, este diálogo abre um enorme parêntese para uma análise sobre a guerra travada pela vida e pela sobrevivência, mas pretendo abordar este mérito em outro momento pois o proposto aqui hoje são “os sete pecados” e digo com propriedade e certeza, nós, humanos, cometemos a gula dia a dia, exemplos:


a) Quem nunca comeu ou bebeu mais do que deveria ?

b) Quem nunca desejou levar uma vida diferente da que leva baseado numa condição de vida de outra pessoa ? ( cobiça )


PS: Este último exemplo se confunde com a inveja. E eu vejo que existem dois tipos de inveja, a motivadora e a destrutiva.


Motivadora: Quando você vê alguém conseguindo algo e segue os passos dela, tem ela como um exemplo para te motivar a chegar onde ela chegou, ou talvez mais longe dependendo de sua dedicação e força de vontade.


Destrutiva: Quando você quer ser melhor que aquela pessoa e a todo custo faz com que o que ela conseguiu seja menosprezado pelo que você conseguiu, seu objetivo é ser melhor que o seu semelhante, não importando nada além disto.


Exemplos poderia citar aqui aos montes, mas creio que a idéia já foi passada.


Avareza


Este pecado capital consiste no medo que as pessoas possuem em perder algo de que se tenha a posse. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre.

O pecado capital avareza não tem o significado real de avareza. O pecado avareza, na verdade é a ganância, que foi traduzido de forma errada para o português como avareza. Uma pessoa avarante, acha que tudo e todos querem seus valores materiais ou financeiros, nada é verdadeiro tudo é interesse em suas posses.

Analisando....

Já abordei em outros posts a questão da ganância humana, hoje em dia isto é muito comum, se tornou parte do nosso cotidiano e parte da forma como conduzimos nossas vidas.

Isto muitas vezes não se aplica somente a coisas materiais, podemos ver isto também nos relacionamentos amorosos. Uma pessoa que enxerga seu parceiro (a) como sendo uma posse, não consegue conceber o fim de um relacionamento por exemplo. Ou uma pessoa que possue um cargo alto em alguma empresa e o perde, não aceita facilmente este downgrade, temos exemplos aos montes disto a todo instante.


Luxúria

A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

Em Bhagavad Gita o Senhor Krishna disse “ É a luxúria, nascida dentre a paixão, que se transforma em ira quando insatisfeita. A luxúria é insaciável, e é um grande demônio. Conheça-a como o inimigo.” (3.37).

Analisando…

Bom, este é o pecado mais comum hoje em dia onde a vulgaridade, a promiscuidade, a futilidade, a perda dos valores pessoais e tudo mais é evidente e posso dizer que se tornou comum e corriqueiro. Abaixo alguns exemplos;

a) Músicas vulgares ( Funk, Axé e outras ) onde o atrativo em si deixa de ser a própria música ( até porque, baseado em um gosto musical pessoal, recuso-me a chamar isto de música ), sendo os corpos exuberantes, a “dança” e a sensualidade os únicos atrativos que movem as pessoas que apreciam este tipo de “música”.

b) O prazer pelas compras, pelos bens materiais. Quem nunca se sentiu realizado com a sensação de se comprar uma roupa cobiçada ou um bem material qualquer ? Existem pessoas que cometem atrocidades por bens materiais, matam, roubam, destroem, isto vemos todos os dias em escalas maiores e menores.

c) O prazer carnal é um exemplo comum hoje em dia. Pessoas em inúmeras situações, onde mal se conhecem partem para o ataque carnalmente falando, buscando pura e simplesmente saciar suas necessidades sexuais, aflorando assim sua luxúria e se deixando levar por ela.

Bom, também evito exemplificar mais, pois os exemplos seriam inúmeros...

Ira

Trata-se de um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto.

Analisando...

Você aprecia o Axé Music e o Funk Music ?? Ficou irado com o que disse acima ?? Ótimo, você acaba de se mostrar humano e digamos que “pecador”. Gracejos a parte, a Ira faz parte da história da humanidade, faz parte do que nos mantem separados de outras civilizações, culturas e é o que ainda nos dias de hoje mantém algumas partes do mundo em guerra, causando inúmeras mortes e conflitos e mais conflitos. Exemplos:

a) Quem nunca sentiu raiva de alguém que tenha tirado uma namorada dos seus braços ?

b) Quem nunca sentiu aquela ira por algum motorista que o prejudicou no trânsito ?

Estes dois exemplos são muito comuns, fazem parte do nosso cotidiano.

Melancolia

É um estado psíquico de depressão sem causa específica. Se caracteriza pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral. A Melancolia é uma das "características" da depressão maior. A duração do estado depressivo deve ser superior a dois anos, afetando as funções básicas do dia-a-dia de uma forma considerável. A melancolia pode ou não estar presente na pessoa que sofre de depressão maior.

Analisando....

Este estado de malancolia, de desânimo, de falta de entusiasmo nós vemos todos os dias, sentimos todos os dias, é comum que em determinada que tenhamos que realizar, a fazemos por obrigação, sem entusiasmo sem nenhum tipo de prazer, creio também já ter abordado este ponto em algum momento em algum de meus posts, seguem alguns exemplos abaixo;

A) Você ama o trabalho que exerce ? Ama a cidade onde vive ? É feliz com tudo que esta a sua volta ?

B) Quem nunca se sentiu triste e deprimido por alguma razão que desconhece ?

Nós humanos temos como uma característica forte, deixar que a vida nos leve, e infelizmente ela muitas vezes não nos leva para o caminho que sonhamos para nós, por isto, creio que esta questão da melâncolia pode ser superada se formos em busca de nossos sonhos, me atrevo a postar um pequeno poema que creio ser relevante para ilustrar o que digo;

”Triste é o homem que abandona seus sonhos
Triste e ainda mais triste

É o sonho que morre embrião
Que permite que desta imensa tristeza, reine o abandono
Que não se supera jamais...

Triste da vida que seria
Triste da vida privada de ser
Me dói na alma olhar essas vidas
Em que viver se equipara a morrer

Triste é o “se” que gera uma dúvida
Mais triste é o “se” que habita o passado
Nada é mais triste que aquilo já traçado
Nada pior que um erro imutável...

Sei que nunca fui nada e fico melancólico com uma profunda calma...

Mas analisando acima vejo que nenhum verso retrataria com justa profundidade, esse enigma que dói em minha alma !”


Preguiça

Preguiça é a inatividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico e é caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, freqüentemente associada ao ócio, vadiagem.

Analisando...

Bom, este também é extremamente comum e faz parte da nossas vidas, já abordei também aqui algo sobre trabalho, sobre a falta de tempo livre para os seres humanos curtirem a vida, e de fato viverem a vida, isto se confunde com o que é dito acima, mas, quem liga ? Releve e observe os exemplos abaixo;

A) Quem nunca teve uma fase na vida onde dormir e ser sedentário foi uma constante ?

B) Quem nunca reclamou de ter que trabalhar ?

Não preciso citar mais nenhum exemplo, creio que o conceito já faz com que nossa cabeça conclua a idéia, ou você esta com preguiça de pensar ?

Vaidade

A vaidade é e será sempre, por mais que seja muitas vezes negado, o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e muitas vezes esconde seus pontos negativos. Isto acontece muito em início de relacionamento amoroso, no momento do flerte, ou no início de uma jornada em determinada empresa, os pontos negativos sempre surgem com a convivência, e o grande desafio é relevar, compreender, analisar e ao menos tentar corrigir estas falhas que são inerentes a todo ser humano.

A vaidade é mais utilizada hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa, por isto, acomete muito mais as mulheres. A imagem de uma pessoa vaidosa esta sempre associada a um espelho, a exemplo de Narciso ( da mitologia greco-romana, Narciso ou O Auto-Admirador (Língua grega: Νάρκισσος), era um herói do território de Téspias, Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho. Deu origem ao termo “Narcisismo” ).

Analisando...

Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas em muitos casos é só para causar inveja nos outros. O que pelas lentes de alguns é asseio, ou glamour, ou fantasia, ou amor ao belo, ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (ou parecer) vaidade.

A vaidade também esta ligada a eterna busca por um par perfeito, uma pessoa que baseada em suas expectativas venham a preencher todas ou grande parte das nossas necessidades.

É também sempre querer parecer alguma coisa , para ter uma resposta positiva dos outros. Uma característica da pessoa vaidosa é que ela sempre se orienta pelos que os outros acham e pensam, porém, este tipo de "vaidade" ainda é muito pouco conhecida e compreendida pelos estudiosos. Exemplos abaixo;

A) Você malha, cuida do seu corpo somente por saúde ou é para chamar a atenção ?

B) Você se preocupa tanto com sua aparência é só para manter sua estima alta ?

Comum também não acham ?

Orgulho

Para o pensador A. Lisounenko, o orgulho próprio é um fator determinante na caminhada para o sucesso no âmbito familiar e profissional. Não é errado você se admirar e demonstrar publicamente este sentimento. O orgulho para muitos é um sentimento de fraqueza, de necessidade de auto afirmação, o que para Lisounenko esta errado. Ele diz que o orgulho é a confirmação natural de nossos sentimentos, nossas conquistas e alegrias, ou seja, um sentimento POSITIVO, para consigo e com o próximo.

Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitute positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo pode ser empregado tanto como sinónimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.

Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.

Outras pessoas classificam o orgulho como "exagerado" quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros. Isso se aplica tanto a si próprio quanto ao próximo, embora socialmente uma pessoa que tenha orgulho pelos outros é geralmente vista no sentido da realização e é associada como uma atitude altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo costuma ser associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.

Analisando...

Bom, este é o meu preferido pois ele por si só acaba englobando todos os outros, acaba sendo o “laço do embrulho” dos pecados capitais e dentro do pacote, podemos imaginar inúmeras situações onde todos são cometidos e onde o orgulho é a cereja do bolo, Exemplos;

A) Você tem orgulho de algo que conquistou ?

B) Se sente bem quando o elogiam e fica orgulhoso ?

C) Quando briga com a namorada, com algum amigo, seu orgulho o impede de pedir desculpas e assumir o erro ?


Finalizando....

Bom pessoal, tentei de uma forma simples abordar cada um dos chamados Pecados Capitais, logicamente que a cada um ele se aplica de uma forma, de uma maneira distinta, mas de um modo geral, todos nós cometemos todos os dias TODOS estes “pecados” e alguns outros também, é inevitável, somos humanos afinal de contas, mas, eu não vejo estas condutas como sendo pecaminosas ( exceto a Ira ), para mim, pecado mesmo é deixar um ser humano morrer de fome, é tratar mal uma pessoa, é se aproveitar da fraqueza alheia, é não ajudar o próximo, é não ser um bom filho, um bom amigo e um bom pai, um bom amante, é não ter noção de algo que eu já abordei outras vezes, a HUMANIDADE propriamente dita.

Não tenho medo, nem vergonha de admitir que sou, aos olhos de alguns e até fazendo uma pequena auto análise, um pecador, já que em alguns momentos eu como e bebo mais do que devo ( Gula ), não gosto de perder o que conquistei ( Avareza ), sinto desejo por mulheres que me atraem ( Luxúria ), sinto raiva quando perco algo ou alguém de uma forma injusta ou estúpida ( Ira ), fico melancólico e triste por ter perdido algo ou algúem ou por não ter conseguido determinada coisa ou ser obrigado a realizar algo que não quero ( Melancolia ), sinto enorme preguiça em vir trabalhar, ou em me organizar com meus pertences ( Preguiça ), sou vaidoso com o que visto, com o que falo, com o que tenho e com o que quero para a minha vida ( Vaidade ) e sinto enorme orgulho e necessidade em conseguir sucesso no trabalho, ou com alguém, o que me faz sentir que estou no caminho certo, me levando a ter orgulho de tudo o que tenho e do que sou ( Orgulho ).

Felizmente, temos conhecimento de uma célebre frase dita certa vez por um homem chamado Jesus, “ Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”.

Até a próxima.......


3 comentários:

  1. TEM FUTURO SSE GAROTO,HEIN?????
    PENA Q ESTÁ ENFURNADO NUM ESCRITORIO ESTÚPIDO FAZENDO COISAS IMBECIS.
    RELEVE-SE DE FATO,E REVELE-SE!!!

    ResponderExcluir
  2. o q esse ser disse aí em cima... o maior pecador de todos os tempos... sr. Marcelo Ricota...desde a época do asteroide que caiu e causou a extinção dos dinossauros...KKK
    ================================================
    palavras sábias... então... o q podemos fazer...
    vamos PECAR... KKK

    ResponderExcluir
  3. Isso é praticamente um doutorado sobre os pecados capitais. Fantástico. Ouso dizer que "Os Relevantes" poderiam virar um livro! haha. Todo o dinheiro arrecadado seria revertido em álcool e rock n roll! hahaha. Aguardo por algum post do Ricota também!
    Abração!

    ResponderExcluir