terça-feira, 8 de setembro de 2009

Humanidade Demente.... Por Eduardo Junior

“Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.”

William Shakespeare


Dou início ao texto de hoje com uma frase de William Shakespeare, creio que este nome dispensa apresentações.


Analisando a frase que até certo ponto soa um pouco pessimista e demonstra uma visão um pouco negativa ( esta visão acompanha todo o texto que se segue ), o que podemos concluir ?

Acho que a lógica para este entendimento pode ser obtida facilmente, ligue a TV, sintonize em algum jornal do dia, ligue o rádio, abra um site na internet, um jornal, observe o que esta sendo dito e conclua, a humanidade é totalmente Demente...vivemos em um cenário demente, em um cenário de caos, em uma rotina de caos, como diz uma das letras do Iron Maiden ( Powerslave ), somos escravos do poder, escravos do sistema, no caso o Iron Maiden se refere a morte. Mas, analisando friamente, o sistema e a morte não deixam de ser a mesma coisa, a única e crucial diferença é que a morte liberta, já o sistema não.


Em qual momento em minha existência eu escolhi ter que trabalhar para sobreviver ?

Ex: Hoje sou funcionário de uma mega empresa americana, uma multinacional do ramo de informática e serviços, uma das empresas mais influentes do mundo, ótimo, é um grande orgulho, mas, e daí ?


Vale a pena fazer parte de um conglomerado de interesses, de uma rotina capitalista e manipulável a troco de alguns benefícios e um salário um pouco acima da média no final do mês ? Na verdade não vale a pena, mas não temos escolha, eu não tenho escolha, você não tem escolha, ou nos sujeitamos a isto, ou morreremos de fome... eu sou, você é, nós somos todos escravos do sistema e eu sou mais um como tantos outros que acabei me deixando levar por conta do destino, dos caminhos que segui e etc. É bem verdade que venho me mantendo onde estou por méritos próprios, pois o Sistema em que você esta inserido o cobra implacávelmente, e exige que você dê o retorno em troca das migalhas que recebe, a sociedade te cobra isto, creio que ainda estou correspondendo, devo isto a um velho conselho do meu velho pai que diz, “Não importa o que você decide fazer, se optou por fazer, faça-o bem feito ” até quando eu puder vou fazer e seguir isto, mas, Deus sabe até quando...


Esta "escravidão" nos faz abdicar de coisas na vida, coisas que influem diretamente na forma como vivemos, como pensamos e como reagimos a toda e qualquer situação que nos deparamos, perdemos a qualidade de vida, a saúde, a paz de espírito e etc, e somos obrigados a aceitar, temos que aceitar... afinal, ruim sendo escravo do sistema e tendo acesso as migalhas que ele nos dá, pior sendo excluído pelo sistema e ser privado de tudo e de todos... inclusive das migalhas...


O Ser Humano de uma forma geral aceita, se adapta, é volúvel a este tipo de coisa, de rotina, horários, itinerários, obrigações, ordens... o catador de latinhas por exemplo, ele vive uma vida miserável, mas se adaptou a ela, eu mesmo já me deparei com vários deles e que apesar de todas as dificuldades que enfrentam, de todas as privações impostas pela sociedade, são felizes em sua pequena, limitada e humilde realidade, estão sempre com um enorme sorriso na face, não sei se a causa deste sorriso é da vida levam, do espírito que possuem, ou por puro e simples desespero.


Por um outro lado, vejo todos os dias executivos, gerentes, pessoas com cargos de liderança e com ganhos fora da realidade absolutamente descontentes com a vida que levam, elas apenas, levam e se deixam levar... gastam suas vidas atrás de condições melhores para si mesmas ou para seus filhos e família, e quando em alguns poucos casos elas conseguem isto, já não possuem saúde ou condições psicológicas para curtir o que conquistaram, e isto quando conquistam, o que é cada vez mais raro.... essa realidade é um tanto quanto injusta não acham ?


A semana de trabalho de praxe é composta por 5 dias úteis, normalmente Segunda a Sexta, 8 horas por dia, Jornada de 44 horas semanais, e meio periodo nos sábados ou em sistema de compensação, Pergunta: Quanto tempo de fato sobra para uma pessoa simplesmente viver ?


O que sobra de tempo para esta pessoa curtir seus filhos, sua esposa, sua namorada, seus hobbys, música, natureza e etc ?


Muitas atravessam a vida sem realizar os sonhos que possuem por pura e simples falta de tempo, e porque isto acontence ? É justo ?


A resposta e a realidade que eu enxergo ( e faço isto me auto analisando ) é que todas estas pessoas estão trancafiadas em suas vidas, em suas rotinas reais, em suas malditas 44 hrs semanais de trabalho, aprisionadas pela escravidão do sistema, sistema que exije e cobra isso de você dia após dia, de sol a sol, e em troca te dá algumas misceras migalhas ( salário, férias ) , e condições relativas para que voc6e supra a sua necessidade de comida, um canto para morar, um carro para se arrastar e nós, humanos como de praxe adaptáveis, e acomodados nos contentamos e achamos que o pseudo objetivo de nossas vidas foi atingido, mesmo que por conta disto, seus filhos não o venerem, mesmo que por conta disto, dentro do peito exista aquela sensação de “ isso foi a minha vida ? ”, mesmo que em função disto, nunca tenham sequer viajado com sua familia, nem curtido cada momento como se fosse o último... aliás, na atual realidade, não vemos cada minuto como se fosse o último, e sim cada minuto como sendo apenas mais um minuto...


Eu hoje entendo o sentido do choro do nascimento a qual se referia Shakespeare.... e de brinde, fazendo esta análise, entendo também a expressão de alívio da morte...


Até a próxima......

7 comentários:

  1. muito bom! mais uma vez a sintonia funcionou sem a gente perceber, depois desse feriado eu precisa mesmo ler algo assim..

    foda.

    bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O ser humano muitas vezes cria ou fica preso em sua redoma de vidro complicando assim os caminhos que um dia criou e sonhou!A sociedade muitas vezes acaba nos prendendo e somos obrigados a nos adaptar por algo que nao gostamos e trilhamos assim caminhos que nao levam aos nossos sonhos nos sufocam e fazem mal nos destruindo por dentro.O que devemos fazer e nunca pensar que é tarde para começar ou recomeçar pq o tarde para quem tem vontade nao EXISTE!
    É isso ai irmão continue a escrever sempre!

    ResponderExcluir
  4. É realmente, moramos, nascemos e crescemos no meio de dementes, vc liga o jornal nacional, vc assiste um datena da vida e se convence que esse mundo é dominado por dementes, é tanta gente louca, doente, padres pedófilos, mães e pais que jogam seus filhos pela janela, rios e afins, gente que é pai de família e usa drogas, bate na mulher, cagam e andam pra educação de seus filhos, não dão a mínima pra opinião e jeito de viver dos outros, claro que não vou nem exaltar o que a mídia reporta, pq acho que ela só mostra o quão demente é esse mundindo sujo que vivemos,
    hoje em dia vejo tanta coisa que julgo errada e fora da normalidade que nosso próprio conceito de moralidade e do que é bom, as vezes é meio díspar,
    perdemos os valores e chutamos nossos heróis,
    o mundo corrompido pela novela e pelo padrão globo de "transformar em zumbis" nossa juventude, a vida não é nada parecida com a novela, e é isso o que mais choca, quando crescemos e percebemos que vivemos num mundo com ausência de culpas, com ausência de movimentos que sejam RELEVANTES pro nosso dia a dia, e pro bem da humanidade, tenho certeza que muita coisa boa exista por aí, mas isso nao da ibope nem chama atenção.
    "E há tempos
    Nem os santos têm ao certo
    A medida da maldade
    E há tempos são os jovens
    Que adoecem
    E há tempos
    O encanto está ausente
    E há ferrugem nos sorrisos" (Renato Russo)


    continuem escrevndo,
    muito legal o blog de vcs!

    abração Thomas Schiff

    ResponderExcluir
  5. Senhores, eu pensava desta forma a um tempo, mas depois de um tempo comecei a reparar que na verdade, a vida é assim (cheia de humanos dementes, loucos, e horas e horas de trabalho) pois a vida é assim. O ser humano não aceita viver sozinho, por conta disso se sujeita a trabalhar, e a constituir uma sociedade decadente. Os bebados e drogados, só são parte fraca da sociedade, nós humanos somos racionais, porém animais, ainda vivemos num mundo onde o mais forte(no caso quem tem mais dinheiro) sobrevive, senhores o mundo é feio, o mundo é assim, quem tem a oportunidade de ver algo além do que a sociedade nos oferece, sim a sociedade oferece apenas globo, pagode, baladas, pq é o que a sociedade pede, quem consegue ver beleza fora disso não é melhor nem pior, é apenas um iluminado....

    ResponderExcluir
  6. Boa análise Sr Anonimo... realmente o texto causou reflexão, se tornou RELEVANTE, esta foi a intenção, muito obrigado a todos que comentaram...em breve mais análises, criticas e etc... abcs !

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostaría de parabenizar os "escrevedores" deste blog! Li algumas postagens e realmente admiro as reflexões que fazem a respeito dos diversos fatos do cotidiano... Parabéns! Continuem escrevendo! O Choro do nascimento e o alívio do "Descanse em paz" simplesmente traduzem no famoso chavão: "Vc nasce sem pedir e morre sem querer, portanto: Aproveite o intervalo!" Com ou sem sistema! Seja livre! (Na medida do possível kkkkk!)
    Estou engatinhando ainda no blog, mas, acho que textos como os de vocês aguçarão minha inspiração!
    Abraços e muito Sucesso!!!

    ResponderExcluir