sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dinheiro – Da Sobrevivência ao Extermínio - Por Eduardo Junior

Você já parou para pensar friamente sobre o que nos move a trabalhar, estudar, produzir e evoluir ?? Dedicar 8 hrs ou mais de nossos dias em nossos trabalhos, que nos obriga a levantar cedo, a enfrentar situações aborrecedoras, estresse e depois desta longa jornada ainda enfrentar uma faculdade a noite, um dia pesado de trabalho e uma noite puxada de estudo sacrificando seus dias e momentos de folga e etc ? Tudo isto, analisando o mundo moderno em que vivemos, indica que seria por uma questão de sobrevivência, de realização pessoal ou algo do gênero, o que é extremamente louvável, mas, na verdade, o que nos impulsiona é a melhoria de vida, que só é acessível se você possuir condições monetárias, moeda, bala na agulha, din din, para tal...


As origens....

A moeda, ou dinheiro, como hoje o conhecemos, é o resultado de uma longa evolução.No início não havia moeda. praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.

Simples assim, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Esta elementar forma de comércio foi dominante no início da civilização, podendo ser encontrada, ainda hoje, entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valor. Este é o caso, por exemplo, da criança que troca com o colega um brinquedo caro por outro de menor valor, que deseja muito.

O dinheiro tem as seguintes características:

  1. Deve ser um meio de troca;
  2. Deve ser uma unidade contábil;
  3. Deve servir para acumular valores.


Analisando...

O dinheiro, inevitavelmente remete o portador a ser uma pessoa de certo poder, que exerce relativo domínio sobre as pessoas que não o possuem ou que possuem em menor quantidade, fato ! Porém, o dinheiro pode ser o combustível para pessoas que são movidas pela ganância, pela ambição e é justamente aí que mora o perigo....


Difinindo...

Ganância é um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionado principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos.

No cristianismo, é o pecado capital a avareza.

Ambição é um termo semelhante a ganância, só que em escala elevada. Ambição é um desejo ganancioso específico que a pessoa ambiciosa tem por algo grande e planeja conquistar. Enquanto ganância é o desejo genérico de coisas grandiosas, como fortuna, glória, honrarias e poder, não tendo algo planejado, mas quer coisas demais.

A humanidade se acostumou as siglas PIB, R$, U$, se acostumou a ver em seus noticiários calamidades, crimes, guerras, abusos, tráfico de drogas, e tudo mais, tudo isto em sua essência possue como fato gerador a ganância, a ambição em prol do dinheiro e do poder.


O Extermínio....

Um bom exemplo disto é a situação em que a maior nação do globo foi protagonista recentemente, EUA versus IRAQUE. A razão inicial para a invasão do IRAQUE, e também alegada pelo mandatário americano na ocasião, Sr George W Bush foi de que Saddam Hussein estaria produzindo armas nucleares, o que nunca sequer ficou provado. O motivo maior por traz desta manobra nada mais é do que Petróleo, o Ouro Negro, substância esta que representa poder e muito, muito dinheiro... não importa quantos militares americanos e civis iraquianos perderam suas vidas, a ganância, a sede de poder falou mais alto como de praxe e moveu esta guerra, assim como tantas outras ao longo da história da humanidade.

A frase abaixo ilustra bem tal pensamento;

“ Os animais lutam, mas não fazem guerra. O homem é o único primata que planeja o extermínio dentro de sua própria espécie e o executa entusiasticamente e em grandes dimensões muitas vezes por motivo fútil. A guerra é uma de suas invenções mais importantes; a capacidade de estabelecer acordos de paz é provavelmente uma conquista posterior. ”

Hans Magnus Enzensberger é poeta, ensaista, tradutor e editor alemão

Este exemplo acima aborda em uma esfera maior, algo de maior notoriedade e de maior visibilidade por parte de qualquer ser humano que leia um jornal, ouça um rádio ou veja uma TV, mas, diariamente temos exemplos deste tipo de “situação”, em menor escala, mas com o mesmo fato gerador, o dinheiro, o poder, o status.

O ser humano não percebe que seus atos refletem diretamente em suas vidas, em seu habitat ( veja a questão do aquecimento global – o uso do Petróleo cobrando seu preço ! ) e etc.

Esta falta de consciência, de atitude e de um pensamento coletivo do ser humano, faz com que nossa existência a cada dia seja mais ameaçada e com que a qualidade de vida cada vez mais diminua, enquanto alguns poderosos lucram, enquanto alguma nações prosperam, outras fracassam, sucumbem, morrem e são sugadas para prover a esta minoria uma condição de vida elevada, um relativo status e poder, lê-se dinheiro...

Finalizando....

Todos sabem que cigarro mata, milhares de pessoas perdem a vida por conta do consumo de cigarro, mas, as empresas continuam a produção, precisam lucrar, precisam manter seus ganhos, seus funcionários e a pequena minoria sempre rica e abastarda, mesmo que isto custe a todo minuto a vida de alguém.... é um círculo vicioso sem fim...

Algumas músicas ilustram um pouco o tema e eu as indico:

  • "Mim Quer Tocar" pela banda Ultraje a Rigor
  • "1406" pela banda Mamonas Assassinas
  • "Money" pela banda Pink Floyd

Pense nisso e releve.... se puder...


Agradecimentos e créditos: Luciana Skibicki que ontem a noite num papo sobre Marte, Vênus, música, trabalho, faculdade, novela e etc me deu a idéia de escrever sobre o dinheiro e ai desenvolvi um pouco além rsrs.... Valeu linda... depois banco a Tequila rsrs.

Tkany do was … Wy szczególne.


Até a próxima...

2 comentários:

  1. Fico feliz de ter mais um escritor na familia ainda mais nessa linha !PQ tem que ser realmente artista para escrever sobre isso principalmente ter estomago rsrsr

    ResponderExcluir
  2. dinheiro. um cara da minha classe disse pra mim um dia "eu amo o dinheiro, porque ele é tudo" rs. Caralho... o lance do dinheiro é tão baixo e sujo e ordinário que eu nem consigo descorrer sobre. Ficou ótimo cara! parabens

    Maurício (Relevantes)

    ResponderExcluir