domingo, 16 de maio de 2010

Long Live Ronnie James Dio - Por Eduardo Junior

Eu tinha apenas 13 anos quando um primo mais velho ( grande Cesinha ! ) me apresentou o vinil de um baixinho careca cabeludo esquisito chamado Dio, o clássico "Holy Diver". Quando vi o encarte, não tinha noção do poder da voz daquele pequeno e franzino vocalista e do impacto que ele iria me causar.

Em uma época onde não tínhamos a internet abrindo todas as portas possíveis em termos musicais e em termos de conhecimento, não tinha noção do quanto aquele cara era representativo, importante e lendário e o quanto ele iria significar para mim como músico, como fã de rock n roll.

Ouvi, ou melhor, devorei aquele vinil, um clássico imortal que abriu as portas para que eu descobrisse o maravilhoso trabalho do Dio e seu legado como um todo, e ficar a par da carreira dele foi um divisor de águas na formação de meu gosto musical e do meu conceito de Heavy Metal.

Tive a honra de assistí-lo algumas vezes ao vivo, a ultima, em sua passagem em Maio de 2009 por São Paulo junto a sua ultima banda, o Heaven And Hell. Dado momento do espetáculo, recebi um aperto de mão do mestre Dio... impossível conter a emoção naquele momento, porém, de alegria, por estar ali, a poucos centímetros da maior voz que o Heavy Metal já viu, ou melhor, ouviu. Simplesmente um dia inesquecível.

Hoje, impossível novamente conter a emoção ao ouvir clássicos imortais como “Rainbow In the Dark”, “Holy Diver”, “The Last In Line” e tantos e tantos outros imortalizados pela voz, criatividade e performances inigualáveis deste artista único.

Sinto-me como se estivesse ficado órfão com a notícia do falecimento desta lenda do Heavy Metal. Logo que me interei da notícia e constatei sua veracidade, minha reação foi avisar alguns amigos fãs como eu por sms e sair sem rumo com meu carro vagando pela cidade ao som destes clássicos, som no talo, e um aperto no peito. por saber que não assistirei mais neste mundo a um show com o Dio, porém, é certo que contemplarei sua obra até o fim dos meus dias e quando tiver meus filhos, mostrarei a eles com todo orgulho a obra desta lenda, deste mito chamado Ronnie James Dio.

Muitos que não compreendem, que não possuem o Heavy Metal no sangue, poderiam dizer que um marmanjo de 30 anos chorando pela morte de alguém que ele nem conhece é uma idiotice, ledo engano, eu conhecia muito bem o Dio, sua música me proporcionou essa proximidade, e a ele sou grato por essa dádiva, por ser seu fã e seu admirador...

Ronnie James Dio marcou a minha vida com sua música e com sua energia e a você serei eternamente grato.

Obrigado mestre, obrigado do fundo do meu coração...

Você se foi, mas seu legado ficará para sempre vivo no coração dos seus fãs e súditos...

Descanse em paz...

PS: Se a banda dos que se foram precisava de um vocal a altura....ele acabou de chegar... Dio, Rhandy Rhoads, Cliff Burton e Cozzy Powel... IMORTAIS !!!

Long Live Ronnie James Dio !


15 comentários:

  1. Cresci ouvindo Dio. Quando era moleque, me imaginava em cima de um palco cantando como ele. Sua voz mudou minha vida.

    Sei que ele se foi, mas seu talento é imortal.

    Hoje o rock'n'roll perdeu um pouco do seu brilho e muito do seu poder.

    Long Live Dio!

    ResponderExcluir
  2. Foi esse cara que me tornou headbanger!
    Nem Iron Maiden nem Metallica.
    Ronnie James Dio será ternamente o maior vocalista de Heavy Metal.
    E como todo deus, Dio é imortal!

    ResponderExcluir
  3. É.... O heavy metal está mais triste agora. Perdemos o inventor do símbolo \m/ e um dos maiores vocalistas que o rock já teve.
    Grande perda, triste dia, e mais uma lenda se vai...
    Rest in Peace, God Dio. =(

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida, uma das maiores perdas que ja presenciei na musica. Estou realmente triste com a noticia. Nao tenho muito oq comentar, ainda esta "caindo a fixa".
    Terei o ultimo show dele, com o Heaven and Hell, como uma ótima recordação para sempre.

    ResponderExcluir
  5. Quando recebi a notícia da morte do Dio, custei a acreditar...
    Sem duvida nenhuma os melhores shows de Heavy Metal que eu já assisti em toda a minha vida foram o de Dio e o Heaven and Hell.
    Ficará a lembrança deste que foi, é e sempre será a voz do metal.

    Long Live Dio!
    Holy Diver!

    ResponderExcluir
  6. Agora ele será o verdadeiro "master of the moon". Que descanse em paz

    Renaldo Souza

    ResponderExcluir
  7. Triste é saber que os mestres estão indo e os aprendizes não estão sendo promovidos de grau.
    Nos proximos 10 anos teremos perdido o som de todos os grandes mestres e quem irá dar essa alegria as futuras gerações? Eles nunca terão o mesmo prazer que nós... ao ouvir pela primeira vez em um vinil, ao ir pela 1a vez em um show dos mestres...

    ResponderExcluir
  8. MUITO LINDO SUA HISTORIA AMIGO!!

    HJ ESTOU TRISTE PELO NOSSO DIO!! E FELIZ POR SER M EU ANIVERSÁRIO E PODE TÁ VIVA PRA CONTINUAR OUVINDO ESTE ÍDOLO NOSSO, POR ANOS E ANOS ATÉ CHEGAR JUN TO DELE!!


    EU TB TIVE A HONRA EM VER O SHOW DO HWBVWN AND HELL!!


    BJUSSSSSSSSS, KÁ!!!!!!! SAUDADES DEVC MEU GARNDE PARCEIRO DO AC/DC!!!

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu sou suspeito p/comentar algo, pois mesmo tendo baseado minha trajetória na cena musical extrema, já que há mais de 20 anos sou vocal de bandas de Death Metal, fui altamente influenciado pela obra do Ronnie James Dio, independente com qual banda ele tenha gravado (do ELF em diante, afinal, a carreira dele antes do ELF não tinha as características que o consagraram na música mundial). Seja com a forma que ele interpretava as letras na música, ou com a postura no palco (ou mesmo em fotos promocionais), esse cidadão era "O CARA" (se é que me entendem). Lógico que outros vocalistas foram importantes (e ainda são), mas o baixinho com nome italiano, marcou à ferro e fogo (dá-lhe Harppia! kkkkkkkkk) o nome no mundo do Rock´n´Roll... Aliás, é na voz desse cara que uma música do Rainbow se eternizou (preciso citar a música?)... kkkkkkkkkkk...

    Abraços, galera! E lembrem-se: a gente repara que está ficando velho, quando nossos idolos estao morrendo... meu cabelos brncos que o digam! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Triste mesmo essa perda !


    Como um amigo meu disse o metal nunca mais será o mesmo!

    Abcs

    ResponderExcluir
  11. PERDEMOS A ALMA DO HEAVY METAL \m/ AGORA NOS RESTA DEIXAR QUE O DIO ESTANDO NO "HEAVEN" OU NO "HELL" ESTEJA MEXENDO OS PAUZINHOS PARA QUE TENHAMOS SEMPRE A VERDADEIRA ESSENCIA DO QUE TANTO NÓS CURTIMOS E TENHO CERTEZA QUE NOSSOS FILHOS UM DIA IRÃO GOSTAR E TEREMOS PRAZER EM CONTAR A HISTÓRIA.... É UMA PERDA QUE NÃO TEM TAMANHO... SEMANA DE LUTO COM O ANTHOLOGY DENTRO DO CARRO....

    ResponderExcluir
  12. Sei bem o significa um ídolo.....e imagino o que está sentido Jr..sinto muito :(
    bjokassssss!

    By Cy

    ResponderExcluir
  13. Não importa se ele se foi, Dio nunca nos deixará! Imortalizou-se através de sua presença de palco, do famoso símbolo de "horns" e, é claro, de sua potencialíssima voz. Long Live Rock'n Roll, Dio!

    P.S. - Fiz uma pequena homenagem ao Mestre, em nome da Agência Unique - http://twitpic.com/1om79x - Se quiserem, comentem.

    ResponderExcluir
  14. Pois é perdemos mais uma lenda..mas guardaremos o que esse mestre nos deixou........nos encontraremos lá DIO......

    ResponderExcluir
  15. FAÇO MINHA TODAS AS SUAS PALAVRAS

    ResponderExcluir