segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Saudade... a presença dos ausentes - Por Eduardo Jr

Saudade... a presença dos ausentes...

Definição de Saudade:

“ É a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão. “

Minha intenção esta semana era abordar outro tema, algo relacionado a política, meio ambiente, preservação do planeta ou algo do gênero, mas como sempre, algo acontece e me dá o estalo de escrever sobre determinado assunto...

O texto de hoje é mais um testemunho, do que uma análise, é algo pessoal, algo que sinto e que necessito dividir em algum lugar, e acho que o nosso Blog é o lugar certo para isto pois, além de tocar no sentimento de quem lê, fará com que as pessoas façam o que é o propósito deste blog.... Reflitam sobre...

Esta noite eu tive um sonho com uma pessoa que já não esta mais neste plano ( pelo menos não fisicamente ), minha mãe, uma pessoa que esta sempre presente em meus pensamentos, mas, infelizmente raramente em meus sonhos ( pelo menos não que eu consiga me recordar ) dizem os estudiosos que nós sonhamos todas as noites, mas devido a enorme carga de stress, das preocupações do dia a dia, nem sempre conseguimos nos recordar deles, enfim, foi um sonho singelo, sem muitos detalhes, mas significante demais para mim, vi minha mãe sorrindo para mim, acordei com um aperto no peito e com uma saudade enorme e foi aí que resolvi escrever sobre a saudade e sobre a minha mãe...

Perdi minha mãe em Junho de 2001, ela estava muito doente, muito fragilizada devido a problemas de saúde que a torturaram por longos e longos anos, tortuaram a ela e a todos que acompanharam e viveram de perto o que ela passou, ver alguém que amamos doente, sem que possamos ajudar é a pior das sensações, nos sentimos incapazes, inúteis, esta é a parte de que não gosto de me lembrar mas, após muito pedir a alguma divindade que, das duas uma, ou a curasse ou que a fizesse descansar, ela descansou em paz...

A perda de um ente querido é algo que por mais que seja esperado devido a idade avançada, devido ao estado de saúde e etc, se torna terrivelmente doloroso quando acontece... e só quem já passou por isto pode descrever...

Como todos sabem, possuo uma banda de Rock N Roll que significa para mim mais do que uma simples banda, sou o vocalista, minha Mãe, em vida, não teve a oportunidade de ver um show nosso, não que seja grande coisa, mas tenho certeza de que ela se orgulharia muito e a banda também.

Certa vez, ela estava internada, tinhamos acabado de fazer o primeiro show, em Maio de 2001, levei as fotos do show para ela ver e ela chamou todas as enfermeiras, médicos e quem estava por perto para que vissem as fotos... cheia de orgulho... do filho e do sobrinho, meu primo e escritor Carlos Rodrigues, que era o baixista e como um filho para ela.

Algumas passagens relacionadas a banda fazem com que invariávelmente, eu associe a banda a minha mãe e toda a situação que vivi, não sei dizer o porque exatamente. Algo que marcou muito foi quando gravamos o primeiro CD, e de surpresa foi colocado no encarte uma dedicatória a minha mãe pelo Luciano, grande brother e que acompanhou a barra e que também passou por esta perda pouco tempo depois que eu, assim como o nosso amigo Relevante Marcelo Ricota que também passou por isto, também como o brother Milanin Jr que perdeu o pai, enfim, temos uma experiência de vida parecida e isto acaba por unir e fortalecer mais ainda essa amizade e o valor agregado que essa banda possue para cada um de nós...

Outros amigos e amigas sofreram perdas parecidas e entendem este sentimento de perda, mas a mim, estes que citei acima, por serem mais próximos, por fazerem parte de algo que me significa muito, que é a banda, e que foi a razão de um enorme orgulho por parte de minha mãe, são especiais, são relevantes e não tenho palavras para expressar isto...

Somente em dois momentos desde o falecimento de minha mãe, me recordo de ter sonhado com ela. A primeira vez, em uma noite em que eu estava com uma crise muito forte de bronquite, ja a alguns dias sem conseguir dormir, fui levado ao hospital para fazer inalação, e ser medicado, melhorei rapidamente e enfim iria ter uma noite de sono pesado e merecido, exceto pelo fato de as 4 hrs da manhã, o estrado de minha cama ter se quebrado e com o tranco eu acordei, eram 4 horas da manhã em ponto, cravados, hora exata em que eu deveria tomar o meu remédio.

Minha mãe era o tipo de mãe que quando eu, ou meu irmão estavamos doentes, ela permanecia ao lado da cama, cuidava, zelava, até que adormeciamos, era comum no meio da noite após pegarmos no sono, ela ir verificar como estavamos passando a noite...

Neste dia, acordei com a imagem dela, sentada, a beira da minha cama, passando a mão em minha cabeça como sempre fazia em vida....

O sonho de ontem foi algo muito sutil, somente me recordo da imagem dela sorrindo, aparentava estar feliz e bem, e eu sei que esta, pois nem a morte separa uma mãe de um filho, sinto minha mãe presente em cada instante da minha vida, em cada momento, em cada dia em que a saudade dela se torna insuportável e o choro incontrolável, choro este que ela me fez prometer não derramar quando ela se fosse.

Mas, sempre fui desobediente e malcriado como ela mesma dizia...

Tudo o que eu sou nesta vida, devo grande parte disto a minha mãe, ela não me deu só a vida, me deu a visão da vida. Me considero uma boa pessoa, me considero uma pessoa sensível, uma pessoa do bem pode-se dizer, um bom amigo, um bom irmão, um bom filho, devo isto a ela, devo isto a minha família, a meu pai, minha tias e tios, meus avós, meus amigos ( todos eles ), mas principalmente a minha mãe que me ensinou, talvez não de forma consciente de que estava ensinando, mas ensinou, que a vida é feita de pequenas coisas, coisas que muitos de nós não valorizam, eu mesmo não valorizava até então, e só fui valorizar depois que ela se foi....

Aproveito para deixar um conselho a quem ler este texto. Vejo muitos amigos por aí chorando por conta de uma namorada, de um relacionamento que não deu certo, por um amor não correspondido e etc, e eles dizem “Ela é a mulher da minha vida”, a resposta que eu dou é bem direta...

A mulher de nossas vidas são as nossas mães, amor igual o de uma mãe não existe e nenhuma outra mulher pode lhe dar um amor igual e verdadeiro como o amor de mãe !

Este post é dedicado a memória de minha mãe, Mirta Rodrigues Custódio, mulher guerreira, mãe carinhosa, que amava a vida e sua família.

Te amo Mãe... Obrigado por sempre estar comigo...

7 comentários:

  1. Po, cara agora tocou forte!!Saudade da minha tia e madrinha e lembro que casei e ela nao viu mas creio que ela deve ter visto e esta feliz com nossas pequenas conquistas.

    ResponderExcluir
  2. nossa ju... nao eh qualquer um que me arranca lagrimas sobria....rs
    mto bom texto ...mto boa forma de pensar... de encarar o mundo... gostaria de verdade que mais pessoas tivessem o ponto de vista e a sensibilidade que vc tem.. nossas vidas seriam bem menos conturbadas...rs
    parabens pelo texto, blog, e o eterno sucesso! =]

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaaaaa, Jr....não é porque sou emotiva não...mas não irei mentir á você: meus olhos enxeram de lágrimas, a cada linha, a cada significado....Você escreveu com o coração, isso é maravilhoso.....Ahh e concordo plenamente com você: Amor de mãe é o maior e o melhor!

    Bjokassssssss:)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Edu. Até um revoltadinho de merda como eu se rende a um texto tão bonito e que expressa tanto sentimento, sem ser meloso ou sobrenatural, como este. Um dos melhores textos sobre "mães" que eu já lí. Certamente sua mãe está lá... está aí... está no lugar que você quiser.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse texto, não me contive, elas cairam sobre meu rosto..como eu entendo dessa enorme saudade que sentimos,ele se foi já a bastante tempo...mas está guardado dentro do meu coração para sempre...

    ResponderExcluir
  6. é brother,

    como diria o maiden, "you never miss till is gonna away" vc nunca sente a falta até ir embora, algumas coisas infelizmente nao voltam mais, pelo menos não nesse plano, sempre sinto falta do meu pai ainda essa noite sonhei com ele, e é sempre complicado lembrar e não sentir saudades, a vida muda, toma rumos inesperados, partidas não aguardadas, ou apenas aguardamos que esse dia nunca chegue,
    mas ele chega pra todos, a vida é aqui e agora, por isso não esperem as pessoas irem embora pra mostrar o quanto elas são especiais,
    parabéns pelo texto, força ae, a gente balança a cada aniversário deles, a cada ano de partida,
    mas é pra isso que estão todos os amigos pra apoiar e família, pra lembrar de tudo bom que eles nos ensinaram!

    abração juninho =D

    ResponderExcluir
  7. Ninguém mais escreve nesse blog..rsbeijos a todos.

    ResponderExcluir