sexta-feira, 18 de junho de 2010

estereotipos, Saramago e o MSN

Hoje os pseudointelectuaiscultsdescolados dassociaismarxistasloshermanos, citarão Saramago no orkut ou no MSN. Vão comentar sobre ele no bar... citar duas, três obras. E brindar.
Os alienados vão se perguntar "Quem morreu? Sara-quem?"
Os entendidos vão citar uma obra dele e vão dizer "Ele era foda! Escreveu "Ensaio sobre a Cegueira".
Os menos entendidos vão dizer "Ele é o cara do Ensaio sobre a cegueira, aquele FILME".
Os nacionalistas de copa do mundo vão dizer "Puts... é aquele cara que o CQC zuou! Bom mesmo é o Paulo Coelho".
Os sem informação nada dirão. Assistirão o Jornal Nacional, ouvirão o nome dele mas não escutarão (à espera das notícias da copa do mundo).
E cada tipo de brasileiro, com cada tique e cada jeito e cada rótulo vai fazer uma coisa diferente, sobre isso e sobre tudo, apenas porque acha que o seu estereotípo o faria... E o tempo vai passar... E o mundo vai girar e as coisas vão continuar exatamente assim... sendo feitas, faladas, comentadas e vomitadas... SEM O MENOR SENTIDO.
E o Saramago, nesse exato minuto, deve estar num bar lá no céu. Bebendo vodka barata ou Dreher, com deus, e rindo, junto com ele, de todos nós aqui embaixo... Seres pequenos que aprenderam a tratar a vida como um ciclo... Que são cíclicos, e adoram isso. Quando na verdade...ela, a vida, pode ser sempre, o que a gente quiser que ela seja. O problema, o único, é que a gente esqueceu quem a gente é...
Saramago não fará falta nenhuma no meu mundo. Fará falta no da família dele. Fará falta à esposa dele, aos filhos dele. As palavras são imortais... e foi isso que ele conseguiu através delas: Ser imortal. Escritor de livros brilhantes como "A caverna", "Jangada de Pedra", "O Evangelho segundo Jesus Cristo", etc e etc e etc. Ativista verde, ateu inveterado, repudiado pela igreja (hoje recebeu até uma homenagem da mesma), um dos maiores escritores do século passado. Espero que exista deus, outras vidas, outros planetas... e que ele vá pra algum muito melhor que o nosso... pelo que ele escreveu... e pelo que ele mudou minha vida... Ele merece.

Um comentário: