segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Humanidade e o Ser Humano - Por Eduardo Junior

HUMANIDADE !!

Dou início a esta crônica questionando o seguinte; O que é humanidade ??

Segundo o dicionário o significado refere-se ao conjunto de homens ( no que tange a espécie ) ou ao genêro de nossa raça, é algo relacionado ainda com clemência, benevolência, amor ao próximo.

Pois bem, nosso ponto de partida neste racíocinio é de que como raça dominante do mundo ao qual vivemos, somos superiores, certo ?? Será mesmo ??

Uma raça notadamente e de fato mesquinha, que luta por poder, por ser mais manipuladora e melhor no sentido materialista da palavra que seu semelhante deve ser vista como superior ??

Uma raça movida por ganância, impulsionada por uma ambição sem limites e que deixa de lado a todo minuto o próprio significado dado a sua espécie pode ser considerada uma raça superior ? O que é ser um ser humano ??

Perguntas como esta transbordam em minha mente a todo segundo, auto reflexões, questionamentos, e a resposta é pura e óbvia, não somos superiores e nem estamos sequer perto de ser. Lógicamente que para toda regra existe uma exceção, é como tudo nessa vida, existem sim seres humanos iluminados, alguns eu poderia citar aqui os nomes, outros tantos são anônimos, se contentam com o sentimento dentro do peito de saber e ter a certeza de que estão fazendo a sua parte ajudando alguém da menor forma que seja, no geral isso ajuda a higienizar a moral e as atrocidades cometidas pela grande maioria, grande maioria esta que insiste em destruir o próprio habitat, em prejudicar o seu semelhante, em ser mais importante seja no que for que o seu semelhante, a troco de que não se sabe, mas são movidas por interesses egoístas e se auto beneficiam disto.

Pergunta simples, " Em toda a extensão e história de nosso mundo, qual espécie destrói o próprio ambiente onde vive ? " Sim, acertou... o Ser Humano.

Outra pergunta simples " Qual espécie mata seu semelhante e se envolve em conflitos sem envolver questões de sobrevivência ? " Sim, você acertou é o Ser Humano de novo !!!!

Mas pode surgir sempre os que dizem que guerrear por petróleo é uma questão de sobrevivência, guerrear contra terrorismo também, mas espere um momento, não somos todos seres humanos ? Seres benevolentes e com amor ao próximo ??

Não !!! Nem todos somos !!!

Falta humanidade ao ser humano
no sentido literal da palavra e isto sim é uma questão de sobrevivência para a espécie, para nossos filhos, netos e etc. Não podemos continuar destruindo nosso mundo a troco de vantagens econômicas e materiais de grandes empresas.

Analisando friamente o mundo hoje, o ser humano hoje, as portas do ano de 2010, vejo que somos os únicos seres racionalmente irracionais de que se tem notícia. Temos consciência do mal que causamos, dos erros que cometemos, mas continuamos a cometer, continuamos a errar, e ter a consciência disto é sinal de racionalidade, de noção, mas não fazemos absolutamente nada para mudar isto e assumimos ao longo do ciclo humano sermos os tais seres irracionais e omissos que me referi.

Finalizando, não somos racionais, somos irracionais, e não somos humanos, somos errantes.

Definição de Humanidade segundo o Aurélio:

do Lat. humanitate

s. f.,

o conjunto dos homens;

o género humano;

natureza humana;

clemência;

benevolência;

amor do próximo;

(no pl. ) estudos clássicos.


Abraços e até a próxima....

Um comentário:

  1. Sim sim sim. O ser humano. O único animal que mata por prazer. O único animal que vive querendo ser algo. O animal menos evoluído da cadeia alimentar. Dance monkeys, dance!

    ResponderExcluir